quinta-feira, 13 de maio de 2010

MORAL E CAPACIDADE FÍSICA, TUDO A VER!!

Vilões fortes, heróis persistentes: como escolhas morais poderiam influenciar a capacidade física

Uma nova pesquisa da Universidade de Harvard sugere que as ações morais dos indivíduos podem influenciar na força de vontade e no rendimento físico. O estudo tentou demonstrar que participantes com boas intenções – ou que simplesmente se imaginavam ajudando pessoas – têm melhores performances em exercícios de resistência física.

A pesquisa, publicada no periódico Social Psychological and Personality Science, mostrou ainda que resultados similares, envolvendo força muscular, também foram conseguidos por aqueles que procuravam levar vantagem sendo desonestos, ao contrário do que se imaginaria..

Kurt Gray, pesquisador envolvido no estudo, explica os resultados com base na versão moral da chamada “profecia autorrealizadora”. “

As pessoas acham que indivíduos muito bons ou muito maus – os heróis e vilões da história – são mais eficientes, mais focados e menos sensíveis aos desconfortos”, explica Gray.

“Ao interiorizarem essa imagem, homens e mulheres podem achar que são mais capazes e que têm mais força.”

A hipótese vai contra a ideia geral de que as pessoas têm, naturalmente, maior força de vontade ou autocontrole em certas situações e sugere que apenas se concentrar em atos além de sua capacidade pode oferecer um maior poder de desempenho.

O pesquisador diz que o efeito de “transformação moral” pode capacitar as pessoas a fazer algo excepcional. Os resultados observados, diz Gray, sugerem que é possível criar novas estratégias de autocontrole para lidar com dietas, por exemplo, resistindo melhor às tentações.

Para chegar a essas conclusões, Gray fez dois experimentos iniciais: em um deles os participantes ganhavam uma soma simbólica de dinheiro e eram convidados a escolher entre ficar com o dinheiro ou doá-lo.

As pessoas que haviam optado por doar conseguiram, em um estudo de observação posterior, médias melhores em exercícios de resistência (comparando com resultados anteriores ao experimento e com outros participantes).

No segundo experimento – um teste de força muscular – os participantes ouviam histórias e eram convidados a introjetar personagens, alguns bons, outros malévolos.

Os “vilões” mostraram maior força de vontade e médias de força superiores aos participantes que introjetavam outros personagens.

Gray observa, entretanto, que essa maior força de vontade é efeito, mas não causado diretamente, por escolhas morais.

E pode também envolver outros fatores que ainda não foram evidenciados.

com informações da Harvard University

Fonte: Uol.com.br

Nenhum comentário: