domingo, 30 de maio de 2010

INSPIRADO E SEM DESÂNIMO@!!

Dicas para manter a inspiração nos treinos de corrida

É difícil sair de casa para praticar um esporte naqueles dias em que a vontade de ficar em casa vendo um filme ou até mesmo dormir é maior do que a de calçar seu tênis e dar suas passadas.

Porém, esse problema que atinge muitos entusiastas da corrida tem “cura” e pode ser transformado em um empenho extra na hora dos treinos.

Muitos atletas acabam ficando desanimados por não enxergarem os resultados ou até mesmo por causa do cansaço acumulado que carregam durante todo o tempo que fazem a atividade sem descanso.

“É preciso sempre tirar férias da corrida, já que o cansaço uma hora vai chegar. É preciso ter tempo para descansar e se desligar da corrida, por mais que seja difícil”, diz Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.

A cura

Pode parecer difícil lidar com o desânimo, mas tentar combatê-lo já é o primeiro passo para conseguir mais empenho. Ao iniciar um treinamento, normalmente a performance é totalmente baseada sobre a distância e o tempo conseguido, o que pode cansar o corredor.

“Começar a fazer outros tipos de treinamento e deixar a distância e o tempo de lado pode ser uma ótima iniciativa para começar a se motivar novamente.

Exercícios que variam intensidade em pouco tempo é a melhor opção”, explica Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

Além de apenas correr, uma ótima maneira de conseguir motivação é aliar outros esportes com a já habitual corrida. Exercícios como natação, ciclismo e esportes coletivos, além de contribuir na forma muscular, podem gerar uma mudança positiva na corrida, trazendo bastantes benefícios para o corredor.

Outra maneira de deixar o desânimo de lado é procurar companhia na hora de correr.

Muitos atletas correm sozinhos, o que dificulta ter aquela motivação pra te tirá-lo do sofá. Além disso, um parceiro pode melhorar o seu lado social e aliviará o estresse do dia-a-dia.

“Treinar em grupo pode ser bastante produtivo, já que o incentivo pode ajudar o atleta a crescer. Tem sempre alguém que corre mais, o que pode servir de exemplo para quem quer correr mais”, diz Rennó.

O horário do dia também pode ter sua parcela de culpa pelo desânimo.

Cada corredor tem sua hora do dia preferida e correr fora dela pode ser algo nada empolgante. É necessário saber qual horário que o corpo responde melhor a atividade.

Objetivos, objetivos e objetivos!

A principal maneira de acabar com qualquer desânimo é a criação de objetivos. Correr sem alguma meta programada pode deixar a corrida monótona, já que o atleta não conseguirá enxergar seu futuro na prática esportiva.

“Todo corredor tem que ter algum objetivo, já que ele será o seu motor para treinar e crescer na corrida.

A meta pode ser qualquer coisa, como os 10 km, 21 km ou até uma Maratona”, afirma Cordeiro.

Perder peso, diminuir o tempo e aumentar a distância também são boas pedidas.

Conforme seus objetivos vão sendo alcançados, novas metas podem ser traçadas, auxiliando na vontade durante os treinamentos e as provas que estarão por vir.

Por Maurício Belfante

Nenhum comentário: