sábado, 15 de maio de 2010

CUIDADO: ELA É DOCE AO EXTREMO!!


Barras de cereais contém mais açúcar do que sorvete


O consumo de açúcar em excesso, advertem especialistas, pode comprometer a saúde dos dentes, aumentar o risco de obesidade e de doenças do coração.

Conhecidas como alimentos saudáveis, as barrinhas de cereais, ao contrário do que grande parte da população pensa, podem não fazer tão bem à saúde. Alguns produtos similares, facilmente encontrados em supermercados, possuem mais de 69% de açúcar em sua composição.

Especialistas em saúde têm focado seus esforços em solicitar à indústria alimentícia a redução de açúcar, sal e gordura saturada nos alimentos.

Segundo o professor Alan Maryon-Davis, presidente da Faculdade de Saúde Pública, na Grã-Bretanha, o açúcar é barato e é utilizado a granel em uma grande quantidade de produtos.

"É preciso pressionar a indústria a produzir alimentos com menos açúcar", ressaltou.


As empresas que produzem barras de cereais se defendem e associam os altos índices da substância à frutose, encontrada em grandes quantidades em frutas e vegetais, matéria-prima desses produtos.

Ao contrário dos petiscos supostamente "saudáveis", algumas marcas de sorvete oferecem sobremesas com cerca 20% de açúcar, 1/3 do que contém algumas barras de cereais.

O consumo de açúcar em excesso, advertem especialistas, pode comprometer a saúde dos dentes, aumentar o risco de obesidade e de doenças do coração, além de colaborar para o desenvolvimento de diabetes.

Um porta-voz da Kelloggs, que produz alimentos para serem consumidos com leite ou sozinhos, explica que 70% de seus cereais são produzidos com pura fruta.

"Também adicionamos açúcar, como o que ocorre na produção de doces, na intenção de transformar a polpa em uma espécie de melado", disse o executivo.

Fonte: Veja Online

Nenhum comentário: