domingo, 16 de maio de 2010

IMPORTANTE - FAZER RECUPERAÇÃO ATIVA

Conheça a importância da recuperação ativa

Realizar atividades físicas de baixo impacto, como natação, ciclismo ou até caminhada pode ser muito útil para quem não quer se afastar totalmente do esporte nos dias de descanso

Nos dias de descanso das planilhas de treinamentos, é necessário fazer um processo de recuperação corporal.

Para isso, muitos atletas tiram o dia de folga da corrida e o deixam sem nenhuma atividade física, para que, assim, o corpo possa se reabilitar.

Mas fazer outro esporte neste período de pausa nos exercícios irá cancelar essa recuperação?

Ao contrário desta lógica, é bem proveitosa a realização de outras atividades durante este período.

“Seria ideal se o atleta de corrida tivesse como fazer outra atividade nos intervalos entre treinos, pois elas melhoram a manutenção do corpo e também mudam o exercício que os corredores sempre praticam, não proporcionando mal-estar na corrida”, diz Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.

Benefícios para o atleta

Manter atividades extra-corrida pode significar completos benefícios para o atleta, como a ajuda na manutenção do condicionamento da parte cardiovascular, a não sobrecarrega da musculatura na corrida, ajuda na vascularização muscular para uma melhor recuperação muscoesquelética, e trabalho de certas partes da musculatura que não são trabalhadas durante as passadas.

“A melhor maneira de se recuperar é realizando um trabalho diferente do que está seguindo constantemente, sendo assim, melhorando a postura quando volta-se de um dia de descanso”, afirma Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho.

Ponto indispensável durante a realização das atividades, a intensidade deve ser bem baixa para que não haja sobrecarga e, consequentemente, cancelamento do descanso que deveria ocorrer. O cuidado com a intensidade do exercício deve ser tratado com respeito pelo atleta.

Peridiocidade

Para começar um novo esporte durante a semana, enquanto faz a já planejada corrida, é preciso traçar que atividade será praticada e sua periodicidade na semana de treinamento.

Os exercícios físicos e aeróbios mais indicados são aqueles com pouco impacto, diferentes da corrida. Entre eles estão a natação, hidroginástica, deep running, spinning, musculação, bicicleta e até aulas de alongamento.

“O contato com outros esportes é bem benéfico, já que cada um contém uma sensação distinta. Sentir outros prazeres faz com que o atleta se motive mais no que ele está disposto a realizar”, afirma Rennó.

A quebra de rotina pode acontecer de duas a três vezes durante a semana, podendo até variar de esportes nessas folgas, sendo mais proveitoso ainda.

Realizar trabalhos em companhia de amigos pode também ser benéfico para a sociabilidade e na dispersão de problemas do dia-a-dia.

Fonte: O2 por Minuto

Por Maurício Belfante

Nenhum comentário: