sábado, 10 de abril de 2010

CHEIRO DE SAÚDE PRA VOCÊ TODO DIA!!


Aromaterapia

O uso dos óleos essenciais puros promove maior calma e relaxamento de pacientes e acompanhantes. Produtos também são usados na higienização do ar e de alguns equipamentos e utensílios

Os óleos essenciais puros já têm sua eficácia reconhecida em diversos segmentos da Beleza, Estética e Saúde. Como método complementar e alternativo de obter saúde e harmonia, os óleos essenciais devem sempre ser indicados por aromaterapeutas que os conheçam profundamente.

Samia Maluf, psicóloga e aromatóloga, observa que os óleos essenciais estão ganhando destaque junto a profissionais da Medicina tradicional.

“Já existem hospitais, clínicas e consultórios médicos e dentários que utilizam a aromaterapia em benefício do paciente, de seu familiar e até dispõem dos óleos essenciais para higienizar ambientes e aparelhos e utensílios que não necessitam de autoclave, por exemplo”, comenta.

Os óleos essenciais, nestes ambientes, têm três funções:

- Acalmar e harmonizar ambientes de sala de cirurgia ou consultório – Os óleos que acalmam, como Lavanda, Laranja e Palmarosa, por exemplo, são usados para que o paciente sinta-se melhor, principalmente quando há tensão ou medo do desconhecido.

- Acalmar e harmonizar a sala de espera – Familiares que esperam por notícias de pessoas internadas, pais que aguardam o nascimento de seus bebês, pacientes que aguardam para serem atendidos, todos podem ser beneficiados com a aromaterapia.

- Higienizar o ambiente e equipamentos / utensílios – O óleo de Tea Tree, conhecido como poderoso anti-séptico e bactericida, já é usado em aromatizadores, para livrar o ambiente de bactérias, e também em equipamentos e utensílios que dispensam o uso da autoclave.

Alguns profissionais da Saúde usam este óleo ou a Água de Tea Tree para desinfetar as mãos.

Por que a Aromaterapia funciona?

A Aromaterapia não remete apenas a um cheiro gostoso no ambiente ou um perfume durante o banho. Trata-se, sim, de um verdadeiro e natural tratamento que serve para inúmeras situações. Os aromas agem nos centros cerebrais e provocam reações emocionais ou físicas, tratando o organismo de uma forma integral, considerando a mente e o corpo como um todo.

As aplicações desta terapia caminham desde o relaxamento e técnicas para amenizar o estresse até meios para estimular o organismo e combater problemas estéticos - como a pele ressecada ou maltratada.

Suas principais ferramentas são os óleos essenciais, extraídos de flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas, como das perfumadas flores do jasmim, de onde se retira um óleo antidepressivo e afrodisíaco ou ainda o óleo extraído da limette – mais conhecida como lima – que combate a fadiga mental, além de ser também utilizado em tratamentos para a celulite.

Para entender como os óleos funcionam, devemos imaginar o caminho pelo qual percorrem em nosso corpo. Quando se aspira, por exemplo, um desses produtos, sua fragrância é captada pelas narinas, onde sensores nervosos decodificarão esta informação, transportando para o cérebro que estimulará determinadas partes do organismo.

Dessa forma, atuam por todo o corpo e, de quebra, nas emoções e sentimentos do indivíduo. Em tempos de estresse, correria e de falta de tempo para cuidarmos de nós mesmos, devemos separar alguns momentos e olhar para o nosso interior. Afinal, a beleza externa reflete, como bem sabemos, a saúde e harmonia interna.

Uma forma vantajosa de se aplicar a Aromaterapia na estética dá-se pela utilização destes óleos em forma de banhos ou massagens. Para conduzir os óleos essenciais e facilitar a sua absorção, existem os chamados óleos carreadores, que potencializam a aplicação graças à sua estrutura molecular.

Quando estes produtos entram em contato com o corpo, nutrem a pele e entram na corrente sangüínea, que leva as informações ao cérebro. Trata-se, portanto, de um tratamento completo: o cliente se beneficia das essências tanto ao senti-las quanto ao recebê-las em sua pele.

Por Cristina Thomaz e Simone Valente

Nenhum comentário: