segunda-feira, 5 de abril de 2010

ABUSAR DO ALCOOL TRAZ MUITOS PREJUÍZOS


Ressaca


fator relevante na redução da produtividade e no aumento dos custos no trabalho.


O consumo abusivo de bebidas alcoólicas ocasiona uma série alterações fisiológicas no corpo. O efeito de álcool no organismo é visível não somente enquanto está presente no corpo, mas também após a sua eliminação.


A típica ressaca caracteriza inúmeros sintomas entre eles dor de cabeça, alterações do sono, alterações de humor, perda parcial de memória, desconforto gástrico e cansaço, entre outros sinais típicos de serem observados em indivíduos que abusaram do consumo de bebidas alcoólicas.


Sintomas como estes são fatores altamente relevantes ao avaliar-se a redução da produtividade de trabalhadores. O grau de produtividade fica significativamente comprometido quando o indivíduo está alcoolizado ou de ressaca.


Uma pesquisa nos Estados Unidos, com 2.805 trabalhadores, mostrou que o álcool afeta diretamente cerca de 15% dos trabalhadores.


Este estudo estimou que entre os trabalhadores, 9,23% trabalharam com ressaca, 1,68% trabalharam sob os efeitos do álcool, 1,83% beberam antes de trabalhar e 7,06% beberam durante o horário de trabalho.


Assim, proporcional aos percentuais da pesquisa, os custos derivados de trabalhadores que exercem a sua atividade de trabalho enquanto estão de ressaca seriam maiores do que os custos derivados de trabalhadores que bebem durante a jornada de trabalho, trabalham sob a influência de álcool, ou bebem antes do trabalho.


Segundo os pesquisadores ainda existem vários aspectos que precisam ser esclarecidos, a fim de prevenir e reduzir as consequências negativas clínicas, econômicas e sociais relacionadas à ressaca.


Enquanto isso, muitas empresas procuram preventivamente programas de incentivo e conscientização de seus colaboradores contra o consumo abusivo de alcoólicos.


Fonte: Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (CISA).

Nenhum comentário: