sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

VOCÊ PRECISA TOCAR NESSE ASSUNTO!!

Próstata aumentada!!

A próstata é uma glândula sexual masculina. Ela produz um fluido espesso que nutre os espermatozóides e faz parte do sêmen, o fluido que é liberado pelo pênis durante a ejaculação. A próstata é aproximadamente do tamanho de uma noz. Localiza-se abaixo da bexiga e em frente ao reto. A próstata rodeia a parte superior da uretra, o tubo que esvazia a urina da bexiga.

Se viver o suficiente, a maioria dos homens sofrerá de próstata aumentada. Os médicos chamam esse aumento da próstata de hiperplasia prostática benigna (HPB).
Sintomas
A próstata aumentada geralmente não é cancerosa nem põe a vida em risco. Ela pode causar alguns problemas, como:
* Urgência em urinar
* Urinar com grande frequência, principalmente durante a noite.
* Jato urinário diminuído, lento ou descontinuo
* Esvaziamento incompleto da bexiga
Esses sintomas indicam que a próstata aumentou o suficiente para obstruir parcialmente a passagem da urina. Algumas vezes, a HPB pode causar infecção do trato urinário. Com o tempo, alguns homens podem ter problemas na bexiga, nos rins ou em ambos.
O seu médico pode diagnosticar a HPB através de vários métodos, os quais incluem:
* Um exame físico, que inclui perguntas sobre os sintomas atuais e problemas médicos anteriores, exame da próstata, teste de urina para verificar se há sinais de infecção e exame de sangue para verificar se a próstata afetou os rins.
* Teste que mede o fluxo de urina, a quantidade de urina que sobra na bexiga e a pressão na bexiga após urinar.
* Outros testes como raio X, cistoscopia (o médico olha diretamente a próstata e a bexiga) e ultra-som (fotografia da próstata, rins e bexiga obtida através de ondas sonoras). Muitos homens não precisam fazer todos esses testes, que são caros e nem sempre são tão úteis para a avaliação da HPB.
Homens acima de 50 anos devem fazer exame de detecção precoce do câncer de próstata (consulta com urologista+toque retal) anualmente (exames de rotina anualmente). Outros exames que o médico pode solicitar são exames de sangue, como o PSA (antígeno prostático específico), e o ultra-som transretal. Os homens devem discutir a necessidade de realizar esses exames com o médico. Homens com familiares diretos com câncer de próstata (pai e/ou irmão) devem iniciar a detecção precoce a partir dos 40 anos.
Tratamento
O tratamento da HPB varia de acordo com os sintomas. As opções de tratamento incluem:
* Acompanhamento clínico - fazer avaliações regulares para ver se a HPB está aumentando e/ou causando problemas.
* Medicamentos - como os que ajudam o relaxamento da musculatura da bexiga e da próstata e os que provocam redução da próstata.
* Dilatação com balão - procedimento cirúrgico que pode ser feito em sala cirúrgica ou na clínica médica. Insere-se um cateter no pênis através da uretra, até a bexiga. Então infla-se o balão para alargar a uretra, que está com o seu diâmetro diminuído pela compressão da próstata aumentada. O objetivo desse procedimento é permitir a passagem da urina com maior facilidade.
* Cirurgia - existem 3 tipos:
O Ressecção prostática transuretral. Alivia os sintomas por aumentar o diâmetro da uretra no seu trajeto pela próstata. É uma maneira comprovada de tratar a HPB eficientemente.
O Incisão prostática transuretral. Reduz a pressão que a próstata exerce sobre a uretra, facilitando a passagem da urina. Pode ser usada como alternativa à ressecção transuretral, nos casos em que a próstata não está tão aumentada.
O Porostatectomia a céu aberto. Pode ser necessaria se a próstata for muito grande. É feita uma incisão na parte inferior do abdome para remover a próstata.
Alguns problemas como impoténcia e/ou incontinência urinária podem resultar da cirurgia da próstata. É importante discutir os benefícios e riscos dessas operações com seu médico. A maioria dos homens que se submete à cirurgia não apresenta complicações.
Perguntas a fazer
Você tem um ou mais dos problemas abaixo?
* Sensação de que precisa urinar imediatamente ou de que precisa urinar com frequência, especialmente à noite
* Sensação de que não consegue esvaziar completamente a bexiga
* Sensação de hesitação, retardo ou dificuldade para urinar
* Jato urinário fraco ou interrompido
Dicas de autocuidado:
* Mantenha-se sexualmente ativo.
* Tome banho quente.
* Não deixe a bexiga ficar muito cheia. Urine logo que surgir a vontade. Relaxe quando estiver urinando.
* Quando fizer longas viagens de carro, faça paradas frequentes para urinar. Mantenha um recipiente no carro onde você possa urinar quando não puder ir ao banheiro a tempo.
* Limite o consumo de café, álcool e alimentos condimentados.
* Beba 8 ou mais copos de água diariamente, mas não beba líquidos antes de se deitar.
* Diminua o estresse.
* Evite tomar medicamentos por conta própria, como anti-histamínicos e remédios para gripes e resfriados que contenham efedrina.
Crédito: Jornal da Saúde

Nenhum comentário: