sábado, 27 de fevereiro de 2010

TE CUIDA CAMINHONEIRO - SAÚDE É TUDO!!

Raio X da saúde do caminhoneiro

Especialista comenta dados divulgados pela CCR RodoNorte sobre a saúde dos caminhoneiros por meio do programa “Estrada para a Saúde”

Conforme a reportagem publicada na página 58 da edição 72 da revista Transporte Mundial, o diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Jr, elucida mais dados colhidos pelo programa “Estrada para a Saúde”, que é realizado todas as quintas-feiras pela concessionária CCR RodoNorte, e que atende aos caminhoneiros que trafegam pelas rodovias que ligam Ponta Grossa a Curitiba, no Paraná.

O médico alerta para os riscos de saúde a que são expostos os profissionais da estrada e as principais causas e consequências dos males revelados pela pesquisa, apontando soluções que podem ser tomadas dentro e fora da boleia.

O dado de maior preocupação é o das longas horas de trabalho, em jornadas estafantes de mais de dez horas, revelado por 94% dos pesquisados.

Situações de risco

Postura incorreta

Causas

A própria condição ergonômica do trabalho (relação homem X máquina)

Banco inapropriado

Pedais não condizentes com a poltrona

Painel e volante não compatíveis com a postura da poltrona

Veículo de roda dura, com direção mecânica (exige muito esforço nas manobras)

Consequencias

Dores musculares

Dores e lesão na coluna (Lombalgia e Lombocialtagia)

LER — lesão por esforço repetitivo

Conselho médico

Poltrona em posição ideal

Movimento dos membros inferiores e superiores sem esforço

Sentado, diante dos pedais, do volante e de todo o painel, em condições de conforto “muitas vezes ele tem que se erguer sobre o volante para poder fazer o movimento. isso sobrecarrega, é um esforço muito grande para a coluna lombar principalmente.”

Situações de risco

Maus hábitos alimentares X vida sedentária

Causas

Comidas muito calóricas

Ingestão de muita comida

Excesso de gordura, fritura e carboidrato

Trabalhar sentado

Não praticar exercício físico

Consequências

Gasto de menor quantidade calórica do que a sua ingestão

Obesidade e sobrepeso e gordura localizada

Sobrecarga da coluna vertebral

Maior incidência de doenças relacionadas ao colesterol, triglicéride, glicose e pressão arterial

Conselho médico

Controlar a ingestão de comidas calóricas

Praticar exercício físico

Conhecer histórico familiar de hipertensão e diabetes. Principalmente após os trinta e cinco anos. Quase sempre a obesidade é localizada: há deposição maior de lipídios em paredes abdominais e flancos, o que atrapalha a postura da direção veicular, além de levar a doenças como hipertensão, problemas renais, doenças arteriais e insuficiência coronariana”.

Situações de risco

Excesso de horas ao volante

Consequências

Lapsos de atenção nas quatro primeiras horas de trabalho

Déficit de atenção com oito horas de trabalho

Alto risco de acidente após oito horas de trabalho

Fadiga (enfraquecimento, redução gradual da resistência)

Torpor (ausência de reação)

Dormir ao volante

Conselho médico

O departamento de medicina ocupacional da ABRAMED recomenda que o motorista não trabalhe mais que seis horas por dia “situações como o ruído constante do motor, a vibração do veículo, o movimento contínuo e o campo visual hipinótico, após muitas horas, assemelham-se ao embalo de uma mãe, que canta e sacoleja para adormecer seu filho”.

Situações de risco

A estrada

Causas

Exposição contínua a ruído estrondoso (acima de 85 decibéis)

Exposição a poeiras

Exposição excessiva a vapores do ambiente e do transporte

Consequências

Alto risco de acidente

Perda auditiva

Zumbido constante no ouvido

Surdez ocupacional

Alergias e intoxicações e outras doenças por exposição a substâncias químicas

Risco ergonômico

Legislação

A legislação fala em 8h no máximo de trabalho a 85 decibéis de ruído

O controle médico mínimo é anual, em alguns casos, como transporte de produtos perigosos, semestral.

Conselho médico

A cada duas horas de trabalho, interromper essa atividade por dez ou quinze minutos para fazer uma caminhada ao redor do veículo (para alongar músculos, articulações, tendões, fazendo com isso a profilaxia da fadiga, do sono e das lesões por esforço repetitivo)

Realizar exames semestrais para controle de substâncias tóxicas que são transportadas ao sangue e urina

Procurar o médico ao indício de perda auditiva para que se tome condutas de prevenção à surdez

Realizar exames preventivos de audição

Fazer controle médico periódico, anualmente

Crédito – Transporte Mundial

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