sábado, 27 de fevereiro de 2010

ESCOLHER BEM, PARA SE DAR BEM!!


Como Escolher a Melhor Atividade Aeróbica?

Em primeiro lugar, é preciso que você aprecie a modalidade que pretende praticar, pois só assim terá uma freqüência capaz de produzir bons resultados. Além disso, é necessário observar características fundamentais e possíveis limitações.Ginástica Aeróbica Características: atividade em grupo, com música.Requer um certo grau de habilidades motoras e normalmente provoca algum impacto sobre as articulações de tornozelo, joelho, quadril e coluna.

Indicado para: pessoas que buscam um alto grau de motivação e gostam de atividades com música.

Não é indicado para: pessoas com problemas sérios nas articulações, especialmente no joelho e na coluna.

Natação

Características: quando executado de maneira não-competitiva, este esporte – que produz excelente condicionamento físico – raramente traz lesões. Fortalece especialmente a musculatura das costas e membros superiores.

Indicado para: pessoas que apreciam atividades individuais ou que apresentam pequenas limitações ortopédicas ou de postura.

Não é indicado para: pessoas que possuem alergia a cloro, otites freqüentes (inflamação de ouvido), alguns tipos de problema de pele ou no ombro.

Ciclismo, spinning e bicicleta ergométrica

Características: atividades que utilizam uma bicicleta. No caso do spinning e do ciclismo, o exercício básico (de pedalar) pode ser executado com variações (em pé, com o tronco projetado à frente). Isso permite trabalhar a musculatura das pernas, coxas e quadris (inclusive glúteos!).

Indicado para: pessoas que gostam de estar ao ar livre (ciclismo), de exercitar-se em grupos (ergométrica e spinning) e ao som de música (spinning). As aulas de spinning normalmente são recomendadas para alunos intermediários e avançados, que têm boa coordenação ao pedalar.

Não é indicado para: pessoas que apresentam problemas no joelho.

Pular corda

Características: este exercício pode ser executado com variações. Requer um certo grau de habilidades motoras, mas gera impacto sobre as articulações.

Indicado para: pessoas que apreciam atividades intensas, simples e que utilizam um equipamento barato e divertido.

Não é indicado para: pessoas com pouca estrutura muscular, com falta de condicionamento, ou que apresentam problemas articulares ou excesso de peso.

Tênis

Características: esporte rápido, que exige agilidade e mudanças bruscas de direção.

Indicado para: pessoas que gostam de atividades competitivas e que têm musculatura forte, capaz de proteger o cotovelo e os joelhos

Não é indicado para: pessoas com excesso de peso ou problemas de joelho, ombro ou cotovelo.

Patinação e step

Características: atividades que fortalecem membros inferiores, especialmente coxas e glúteos.

Indicado para: pessoas que têm bom equilíbrio, habilidades motoras específicas e uma musculatura forte nos membros inferiores.

Não é indicado para: pessoas com problemas de joelho e tornozelos ou que já tenham apresentado lombalgia (dor lombar).

Corrida

Características: versatilidade e possibilidade de treino em locais variados, inclusive ao ar livre. A corrida em esteira elétrica é particularmente interessante, já que o equipamento oferece amortecimento e a possibilidade de controle da velocidade e da inclinação durante a corrida.

Indicado para: pessoas que desejam maior condicionamento físico e não possuem equipamentos.

Não é indicado para: pessoas com limitações ortopédicas e de postura, especialmente relacionadas a joelhos e coluna.

Hidroginástica

Características: essa é, provavelmente, uma das atividades mais seguras, pois a resistência ao avanço imposta pela água diminui a velocidade dos movimentos, mas aumenta sua intensidade.

Indicado para: pessoas que gostam de atividade em grupo, com música, ou que apresentam pequenas limitações ortopédicas ou de postura.

Não é indicado para: mesmas contra-indicações da natação – pessoas que têm alergia a cloro, otites freqüentes, alguns tipos de problema de pele e problemas no ombro.

Crédito – Dicas de Saúde

Nenhum comentário: