terça-feira, 6 de janeiro de 2009

TAILANDESA, TANTRICA, QUATRO MÃOS E ÉROTICA. QUAL A DIFERENÇA?


Uma pergunta que eu escuto freqüentemente dos meus amigos é se eu faço a massagem tailandesa, e o questionamento já é feito em tom de ironia, tal a idéia de que ela é uma massagem erótica. Nós massoterapeutas deixamos de usar o termo massagista devido a comparação com os garotos de programas e as massagens em si, que possuem um cunho de energização, relax e alivio de estresse, por ter o toque corporal passaram a ser confundidas apenas com massagens eróticas, que por sinal feitas por quem sabe torna o momento do ato em sim muito agradável.

A massagem tailandesa ou Thai Massagem tem sua origem no tempo de Buda na região que hoje compreende os países da Índia e Nepal. Talvez o Dr. Jivaka Kumar Baccha, contemporâneo de Buda, tenha sido o criador deste método e é venerado na Tailândia como o "Pai da Medicina". Com a expansão do Budismo há mais ou menos 2000 anos, esse conhecimento chegou a Tailândia onde foi preservado até nossos dias.


A Tradicional Massagem Tailandesa tem um enfoque mais energético que físico. Dentre a imensa rede de canais onde circula energia vital eles utilizam terapeuticamente 10 principais. O corpo físico é o veículo através do qual se trabalha para restabelecer o fluxo energético e a cura em todos os demais corpos. As manobras utilizadas nesta massagem foram criadas com o objetivo de facilitar e estimular as correntes de energia, liberando os bloqueios que impedem o equilíbrio essencial à manutenção de um indivíduo saudável.As pressões utilizam as mãos, polegares, pés, joelhos, cotovelos e antebraços. Para as torções e alongamentos utiliza-se o corpo como alavanca.

A Massagem Thai possibilita pressionar músculos, mover articulações equilibrando os níveis de energia, aumentando a flexibilidade e uniformizando o efeito em ambos os lados do corpo. A sensação de bem estar é gerada pela liberação de endorfina. O tempo todo durante a massagem cada manobra se dissolve na seguinte como numa coreografia.

Diferente da massagem Tailandesa a Tântrica é a linguagem do amor por meio do toque e da respiração. O contato corporal gera intimidade através do tato, pressão, movimento e carícias, o que pode levar o casal à descoberta da sua sensualidade e sensibilidade. Deve ser um ato satisfatório, que relaxa, excita, transmite afeto e desejo; preparando os corpos para outras vivências sexuais. Durante a massagem, estabelece-se um pacto de intimidade entre os parceiros, no qual cada um se concentra em dar e receber prazer de forma alternada, prolongando as carícias e conhecendo melhor as zonas mais erotizadas do corpo do outro.

Durante a massagem, quem a recebe pode sentir grande sensação de alívio, de relaxamento, de descoberta de seus pontos eróticos mais sensíveis, dizendo o parceiro sobre o que gosta e o que não lhe causa conforto. Há pessoas que passam a conhecer o corpo quando fazem esse exercício pela primeira vez. Já o parceiro que faz a massagem, excita-se ao ver e tocar o corpo do outro, percebendo as nuanças da pele, as diferentes temperaturas, o tônus muscular, a orientação dos pêlos, a ereção dos poros, a secreção de suor e a exalação de odores.

Nesta massagem todos os sentidos devem estar voltados à intimidade sexual. Já que ela produz uma melhora, nos casos de disfunção sexual em mulheres, e de disfunção erétil em homens, pois auxilia no prolongamento da fase de excitação e desejo ou no relaxamento do parceiro que tiver grande tensão para o ato sexual.


Outra confusão também é com a massagem a quatro mãos, que é aplicada por dois terapeutas, combinando movimentos sincronizados, pressão, manipulação e alongamento,gerando um melhor aquecimento do mesmo.Geralmente enquanto um cuida da parte superior o outro cuida dos membros inferiores do corpo, Nesta técnica são utilizados movimentos de varias massagens o que causa uma Melhora na circulação e na flexibilidade, promove alívio imediato, de pontos de tensão e, também, um profundo relaxamento.

massagem erótica diferencia-se pelo fato de ser feita por alguem que conhece os pontos que aliviam e geram prazeres, utiliza as técnicas junto com elementos diversos, como fantasias, fetiches, brinquedos e acrescentando as necessidades de quem vai ser massageado, quais os objetivos esperados e não visa apenas um satisfação sexual, mas também que o objetivo básico da massagem seja a ser atingido, que é o relax o alivio do estresse e a energização, pois o massagista competente independente do exterior todo seu corpo e mente realiza o trabalho com perfeição.

Existem vários tipos de massagem, com as mais variadas finalidades: relaxamento, estimulação, correção postural e aprimoramento da sexualidade são algumas delas. Mas a maioria das massagens tem como premissa promover a saúde do massageado e é sempre bom quem for fazer uma massagem tentar descobrir se o seu objetivo básico será atingido, pois só há oferta porque tem a procura e as pessoas tem necessidades diferentes que devem ser satisfeitas, mas nunca com culpa ou com medos, sou adepto de que a vida deve ser vivida, mas sempre com muita responsabilidade. Quando precisar de uma boa massagem me procure. Arilton Gadelha. 01 de janeiro de 2009

Um comentário:

Nany disse...

Nossa muito interessante, conheço a massagem Tailandesa e a Tântrica mais não sabia a diferenças delas...