domingo, 22 de agosto de 2010

3 DE 10 NÃO DÁ MAIS!!


O eterno clichê do "3 de 10"

Talvez o maior clichê na musculação seja solicitar que o exercício seja realizado em 3 séries de 10 repetições.

Está difundido nas academias como um vírus que ataca o meu, o seu, o nosso senso crítico.

Por todos os lugares onde trabalhei como professor e treinei como aluno, sempre me deparei e ainda me deparo com colegas professores de musculação que quando não sabem o que fazer, apenas dizem aos alunos: façam 3 de 10.

É realmente impressionante a falta de senso crítico por parte dos professores, e porque não dos alunos também, que aceitam passivamente uma instrução enlatada sem retrucar uma palavra.

Deveríamos refletir o seguinte: porque 3, e não 2 ou 4 ou 5 séries? Porque 10, e não 9 ou 13 ou 18 repetições? Difícil de responder? Bem, mais difícil ainda é aceitar o conformismo por parte dos colegas professores.

Que a faculdade de educação física não prepara ninguém para ser professor de musculação, nós já sabemos.

Que o número de professores por aluno nas academias é baixo e o salário é ruim, nós também sabemos. No entanto, esses notórios problemas não devem ser usados como justificativa para não estudarmos os conhecimentos da área que escolhemos.

Nós professores precisamos ler muito, fazer muitos cursos, debater conhecimentos entre nós para que tenhamos conteúdo suficiente para ministrar aulas decentes.

Precisamos nos tornar professores que não sejam meros modelos de beleza ou atores nas academias.

Fica aqui a reflexão. Precisamos nos dedicar muito mais e desenvolvermos uma postura minimamente crítica no exercício da nossa profissão. Por que convenhamos, 3 de 10 não dá mais!

Fonte Paulo Augusto M. Cesar Jr

Nenhum comentário: