quarta-feira, 17 de março de 2010

NA HORA DE ESCOLHER O PREPARADOR FÍSICO!!


MEU PREPARADOR FÍSICO É SHOW!!

Você já parou para pensar como são planejados os esquemas de treinamento dos atletas? Alguma vez quis saber quais os fatores que devem ser levados em consideração na montagem dos programas de exercícios?


O preparador físico está sempre preocupado em levar seu atleta ao máximo desempenho e ao mesmo tempo preservá-lo das lesões e do estresse que podem ser provocados pelo esforço em excesso.


De maneira geral, ao prescrever o treinamento, um preparador leva em conta os seguintes princípios:


Conscientização


O praticante deve saber o que está fazendo e por que está fazendo. Individualidade biológica


O treinamento deve ser prescrito de acordo com as características físicas, genéticas e potenciais de cada um. Um mesmo esquema de treinamento não serve para duas pessoas diferentes.


Progressão da carga


A melhoria do rendimento individual relaciona-se com a elevação da carga imposta a cada sessão de treinamento. É importante lembrar que, ao aumentar a carga, pode se tornar necessário também o aumento do período de repouso.


Continuidade


Infelizmente, não se consegue ‘armazenar desempenho’, portanto, ao parar de treinar, o atleta começa a perder rendimento.


Como se vê, prescrever treinamento é muito mais do que recomendar uma seqüência de exercícios. Atletas sem formação específica em Educação Física conhecem a prática da atividade, mas não sua fundamentação.


Preparação física é uma ciência e deve ser planejada e realizada por profissionais qualificados, capazes de reconhecer limites individuais e evitar lesões e estresse. Pense nisso ao escolher seu preparador físico.


Crédito: Dicas de Saúde

Nenhum comentário: