sábado, 8 de janeiro de 2011

UM BOM 2011 PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA


Por um Ano Novo com mais qualidade na prestação de serviço

Ao encerrar mais um ano nesse espaço onde estou há muitos anos não poderia deixar de agradecer e manifestar a satisfação de trabalhar nessa maravilhosa equipe em prol da população que tantas dúvidas costumam ter em relação à atividade física.

Os usuários compostos de pessoas comuns que freqüentam ou não academia, estudantes de Educação Física e professores que frequentemente enviam as suas dúvidas e muitas delas acabam virando artigo são o foco do nosso trabalho e sem eles não poderíamos desenvolver e ampliar os nossos conhecimentos.

Para mim que apaixonadamente milito na Educação Física há quase 40 anos, aos 60 anos continuo aprender a cada nova pergunta que é sempre um novo desafio que me obriga a pesquisar sempre.

Aprendo na obrigação da pesquisa, na tentativa de erro e acerto com meus clientes e principalmente nos questionamentos de alguns profissionais que eventualmente discordam de um e outro artigo por mim escrito.

Valorizo isso porque muita gente até discorda, mas não se dá ao trabalho de questionar.

A Educação Física é fascinante exatamente por isso. Algumas questões existem consenso, mas as que geram discordância são as que justamente oferecem mais oportunidade de aprendizado.


Já me perguntaram quando vou me aposentar. Respondo que na Educação Física nunca. Quando vejo Oscar Niemeyer aos 103 anos entregando projetos ainda trabalhando penso que ainda tenho muito para aprender e a me dedicar à profissão.


Sei que por vezes sou meio chato nos meus artigos explicando tudo bem “explicadinho”, mas é por conta da minha ânsia de ler e escrever cada vez mais e mais.

É por uma boa causa. Em minha concepção a terra não vai precisar dos meus conhecimentos e por isso faço questão de tudo que aprendo escrever e divulgar para que a sociedade de alguma forma aproveite.

Carlos Drummond de Andrade dizia que o poeta só morre quando as pessoas param de falar nele. Assim eu e qualquer um que escreve disponibilizando seus artigos na Internet quando chegar a nossa hora por muito tempo ainda vão continuar a falar da gente em cada acesso, em cada nova leitura.

A Educação Física evolui sempre e se não fosse assim não seria tão fascinante. A verdade de hoje é o defasado de amanhã e por isso ninguém é dono da verdade e não pode se julgar o Deus da sabedoria.


E lembrar que quando comecei num pelotão de operações especiais no exército fazíamos muitos exercícios hoje absurdos totalmente condenados como certos tipos de abdominais e o famoso “canguru” altamente lesivo aos joelhos.

Até o próprio exército através dos seus profissionais formados na Escola de Educação Física do Exército que hoje é uma referência têm contribuído e muito para a evolução da Educação Física.

Por isso hoje dou muita importância a todos os profissionais de Educação Física que se comprometem a trocar experiência. Os mais velhos com a sabedoria e bom senso. Os mais novos, os que realmente estudam, estão vendo coisas mais novas e atualizadas.


Sei que algumas coisas que escrevo não agradam a todos, mas ninguém consegue agradar a todo mundo também. Defendo e vou defender sempre a conduta ética e mais conhecimento da classe profissional porque o cliente hoje é mais exigente.

Quando vemos a maioria de novos médicos e advogados serem reprovados nas avaliações de seus Conselhos de classe, poucas faculdades de Educação Física atingir nota máxima no ENADE e saber que uma parcela de graduandos lêem pouco isso é preocupante.
A todos os clientes, amigos, profissionais, estudantes e equipe de redação sem a qual não poderíamos realizar o nosso trabalho muito obrigado pelo respeito, cordialidade e profissionalismo que manifestaram ao longo de 2010. Que pelo menos o ano que se inicia possamos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento.

Desejo um ano novo próspero com muitas realizações no campo profissional, emocional, físico, social e espiritual. Se conseguirmos a metade disso já seremos felizes.

MUSCULAÇÃO E PERSONAL TRAINING


Nenhum comentário: