quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PODEROSO CONTRA AS DORES !!


Conheça os benefícios da quiropraxia

Não foram poucas as vezes, no último ano, que jogadores do Esporte Clube Novo Hamburgo prestes a desfalcar a equipe por causa de dor nas articulações acabaram entrando em campo cem por cento.

Eles não jogaram no sacrifício. É que o desconforto de horas antes sumiu com o trabalho de um reforço recente na comissão técnica: a Quiropraxia, que chegou por meio de uma parceria com a Universidade Feevale, única a oferecer esse curso de graduação no Estado.

— Ocorreu diversas vezes. O atleta estava com dor e não iria jogar. Aí, depois de uma sessão, levanta da maca, faz o movimento que antes não conseguia e diz não sentir nada — conta Marcelo Machado de Oliveira, professor do curso de Quiropraxia da Feevale e responsável pelo estágio dos alunos no Noia (como os torcedores chamam o Novo Hamburgo).

Ele alerta, entretanto, quem nem sempre é assim tão rápido o resultado. Dependendo do problema, são necessárias diversas manipulações (as sessões com o quiropraxista) para o resultado aparecer. Independente disso, o resultado da parceria entre a Feevale e o Novo Hamburgo tem motivado atletas e universitários. Não se tem notícia, no Brasil, de outro time que tenha integrado de forma definitiva a Quiropraxia. Os jogadores agradecem.

— No dia em que cheguei ao Esporte Clube Novo Hamburgo, acordei com desconforto e procurei esse atendimento, que está dentro do clube. Como trabalhamos com muito salto e impacto, os desconfortos musculares são comuns, e aí está a importância do quiropraxista, que vem auxiliando nessas funções — conta o atacante Rodrigo Mendes, 34 anos.

O professor explica que os movimentos que o profissional faz com as mãos sobre o paciente visam a reposicionar aquela vértebra que perdeu seu movimento natural. Ao fazer esse ajuste, a dor cessa. E se ajuda atletas, claro que pode melhorar a vida qualquer pessoa. A coordenadora do curso, professora Thiana Paula Schmidt dos Santos, avisa que o mercado está aberto, esperando mais quiropraxistas.

— São poucos os profissionais egressos no país inteiro. Temos somente duas instituições no Brasil que tem o curso, e a Feevale é uma delas. Empresas começam a procurar egressos para melhorar a saúde do trabalhador, por exemplo — explica Thiana.

Dúvidas comuns sobre a Quiropraxia:
Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia? :: Dores na coluna lombar; :: Hérnia de disco e dor ciática; :: Dores no pescoço; :: Dores de cabeça; :: Dores e tensão muscular; :: Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo; :: Restrições à movimentações;

Como é feito o diagnóstico?

Após uma entrevista e exame clínico que inclui análise postural, teste ortopédico e neurológico e palpação de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários, exames como raio-X, tomografia e ressonância magnética serão solicitados.

Como é o tratamento?

Existem técnicas desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é específico e indolor. Com isto, observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.
Quanto tempo leva a recuperação?

Depende de fatores como idade, estilo de vida e duração do problema. O início do tratamento requer visitas mais frequentes, de uma a três vezes por semana. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses.
Como surgiu a Quiropraxia?

Surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas com manobras manuais, dando a profissão o seu nome atual. Está entre as três maiores profissões na área de saúde na América do Norte e Europa.

por Leandro Rodrigues

Nenhum comentário: