quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SEU EMPREGO É TUDO PARA VOCÊ??


Emprego ocupa centralidade na vida da maioria das pessoas, mais que familia.Termino das aposentadorias compulsórias pode ser benéfica.

Os trabalhadores que aceitaram se aposentar antecipadamente não estavam dispostos a considerar essa opção se não tivessem sido pressionados a isso no seu local de trabalho.

Esta foi mais uma vez a conclusão de um estudo abordando o tema, muito em voga nos últimos 20 anos, sobretudo nos processos de privatização.

"Todo o mundo deveria decidir se quer continuar a trabalhar com base em suas habilidades e desejos, e não ser forçado a isso," sugere Sigal Naim, da Universidade de Haifa, que realizou este estudo.

Linha de chegada artificial

O estudo qualitativo envolveu entrevistas em profundidade com homens, de 3 a 5 anos depois que eles aderiram à aposentadoria antecipada.

A pesquisa constatou que os aposentados veem a idade da aposentadoria como um "linha de chegada" artificial, que se destina principalmente ao equilíbrio das empresas: nenhum deles se considerava velho e todos sentem que ainda têm uma vida longa e agradável pela frente.

O principal sentimento expresso por quase todos os participantes, mesmo entre aqueles que optaram voluntariamente pela aposentadoria antecipada - em oposição à aposentadoria antecipada forçada - era de profunda decepção com o emprego que deixaram.

A pesquisadora ressalta a centralidade do emprego na vida dos entrevistados, mesmo muito tempo após a aposentadoria, algo que foi expresso na maneira como eles descrevem a si mesmos.

Quando ela lhes pedia para contar a sua história de vida, a maioria dos entrevistados descreveu a si mesmo em detalhe em termos de carreira profissional - apenas alguns falaram da família e mesmo assim em uma ou duas frases.

Máscara

O estudo revela também que, mesmo quando os participantes manifestam satisfação com a aposentadoria e quando optaram por se aposentar porque o trabalho não lhes agradava mais, isto era, de fato, uma capa para acobertar a história verdadeira.

Esse acobertamento - voltado sobretudo para eles próprios - destinava-se a enfrentar a difícil realidade que lhes foi imposta: a realidade da decepção, um sentimento de insulto e da compreensão de que, se eles se recusassem a se aposentar, seus direitos de pensão poderiam ser prejudicados.

"Esta é na verdade uma espécie de máscara para si próprios, que os ajuda a construir uma nova realidade com a qual eles possam viver," explica a pesquisadora.

Fim das aposentadorias compulsórias

Com estes resultados em mãos, a pesquisadora recomenda que se deve encorajar uma política de aposentadoria tardia ou acabar com as aposentadorias compulsórias.

"Deve-se encorajar uma política de aposentadoria tardia ou de cancelamento das aposentadorias compulsórias. Desta forma, o rótulo de idoso será mantido à distância, e os pesados sentimentos vivenciados pelos aposentados podem desaparecer, juntamente com o estresse que é sentido quando a época da aposentadoria se aproxima," diz ela.

"Isto faria com que a transição de uma vida baseada no trabalho para a aposentadoria fosse mais suave e menos abrupta, e apenas aqueles que se interessam verdadeiramente optariam pela aposentadoria antecipada.

Isto permitiria uma compensação para os empregados que continuarem e perseverarem no trabalho, o que lhes garantiria melhores condições financeiras quando finalmente decidissem se aposentar," conclui.

FONTE: DIÁRIO DA SAÚDE

Nenhum comentário: