sexta-feira, 30 de abril de 2010

PARA PASSAR NO VESTIBULAR AGORA!!


Veja a importância dos exercícios físicos para o rendimento no vestibular

Em ano de vestibular não adianta se debruçar só sobre os exercícios das apostilas. Os exercícios físicos também podem fazer diferença no desempenho escolar, destacam os especialistas.

Para o neurologista especialista em Neuroeducação e Neurologia Infantil José Alexandre Bastos, os benefícios da atividade física para o cérebro são notados ao longo de toda a vida escolar, mas principalmente em épocas decisivas, como o temido vestibular. "É uma verdadeira maratona tanto pela duração quanto pelo número de provas a que os alunos são submetidos", destaca.

Os benefícios já foram até provados por uma pesquisa americana, que constatou que alunos em boa forma física tendem a se sair melhor nas provas do que os sedentários e obesos. "Exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e a sensação de bem-estar", explica Bastos.

O professor de educação física e fisioterapeuta Bruno Viguini destaca ainda mais benefícios para os estudantes. "A atividade física promove uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, deixando a pessoa mais atenta, com menos tendência à sonolência, além de ajudar a manter o índice de glicose no sangue, fundamental para a nutrição dos neurônios", destaca.

Relaxamento e postura

Fazer exercícios regularmente também ajuda a espantar o estresse de tanto estudo, além de proteger o corpo contra dores e problemas posturais tão comuns nos adolescentes, principalmente por causa das longas horas de estudo.

"Para isso, é preciso incorporar à rotina alongamentos antes e depois da atividade física e também durante o tempo dedicado ao estudo", frisa Viguini.

Prepare-se para a maratona de preparação
Saiba como deixar seu corpo pronto para garantir o melhor desempenho

Cuidado com a postura

Exercícios também podem ajudar você a se livrar daquelas fisgadas nas costas e no pescoço - comuns quando se passa horas na escrivaninha ou em frente ao computador. Para isso, não se esqueça de alongar antes e depois da atividade física

Na hora de estudar, não fique na mesma posição por muito tempo. Faça uma pausa a cada 30 ou 40 minutos para sair e se movimentar, beba água, vá ao banheiro, alongue-se um pouco

Forme um grupo

Em termos de exercício físico, as melhores opções são os esportes coletivos. Afinal, você vai precisar de resistência e sangue frio na hora da prova

Jogos como vôlei, basquete e até tênis, estimulam uma série de funções neurológicas facilitando a concentração, ensinando a ter uma visão global das circunstâncias e a prever consequências

Respire fundo

Respirar fundo diminui a tensão e é o primeiro passo para relaxar os músculos. Quando o músculo está tenso, menos oxigênio passa por ele. Quando respiramos fundo, uma quantidade maior do gás chega ao músculo e permite o relaxamento

Durante o estudo ou na hora da prova, respire profundamente entre cinco e dez vezes. Assim, uma quantidade maior de oxigênio vai chegar ao seu cérebro, te ajudando a relaxar e aliviar a tensão

Já para a cama!

Não adianta virar a noite estudando. Afinal, a maior parte do processo de memorização é feita enquanto dormimos

Os exercícios físicos e jogos também vão te ajudar a relaxar e garantir uma noite inteira de sono, mas para isso, evita muitos estímulos (físicos e intelectuais) na hora de dormir

Que tal um joguinho?

Um bom jogo de tabuleiro, damas, e até dominó, podem te ajudar na hora da prova. Com eles, você aprende a traçar estratégias, que podem ser cruciais na hora de fazer a prova

Além de estratégia, esse tipo de jogo estimula a flexibilidade do seu cérebro, ou seja a capacidade de sair de situações inesperadas, além de favorecer a organização e a atenção

A novidade é o máximo

Seu cérebro precisa de novidades para viver. Então, tente fazer as coisas de um jeito diferente a cada dia. Que tal um novo trajeto para a escola? Ou talvez uma comida diferente? Oferecendo estímulos novos, você favorece seu hipocampo, zona ligada à memória e ao aprendizado, que passa a produzir novos neurônios e ligações entre eles

Mesmo com a agenda apertada, tente colocar coisas novas. Que tal aprender música? Ou uma língua nova? O objetivo aqui não é virar um expert só oferecer novidades ao cérebro

Levante peso

Fazer musculação também pode ser uma boa alternativa - já que é possível mexer com o corpo todo -, desde que orientada por um profissional de educação física. Complemente com uma atividade aeróbica, como caminhada

A musculação também vai te dar mais resistência para permanecer sentado por muito tempo sem ter dores nas costas

Mexa-se

Não fique o tempo todo estudando. Aproveite o fim de tarde ou o começo da manhã para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pela cidade

Mas não vale fazer sempre o mesmo percursos, ok? Além de relaxar caminhando, ao fazer trajetos diferentes você estimula seu cérebro

De olho na agenda

Nessa fase pré-vestibular, estabeleça horários para tudo. Depois das horas de estudo extra em casa, reserve um tempinho para ir ao cinema, passear com os amigos, fazer uma atividade física. Procure não fazer as mesmas coisas todos os dias, mas o horário de estudo deve ser fixo

Na hora da escolha, opte por exercícios completos

Na hora de escolher a atividade física, o melhor a fazer é levar em conta a afinidade, mas é importante optar por um exercício completo, que mexa com o corpo todo, destaca o professor de educação física, Bruno Viguini.

"Uma caminhada pode ser relaxante, mas não trabalha todos os músculos de que o estudante precisa, como os abdominais para proteger as costas do longo período que passa sentado", pondera.

Segundo Bruno, o ideal é fazer musculação e complementar com alguma atividade aeróbica, como caminhar ou andar de bicicleta. "A musculação é muito importante, pois trabalha todos os músculos e pode ser programada para o tempo que a pessoa tem disponível", destaca o personal trainner.

Senso de organização

Para o neurologista José Alexandre Bastos, além dos exercícios para garantir condicionamento físico, o vestibulando deve incluir também esportes coletivos na agenda.

"Além de serem uma válvula de escape para o estresse, esse tipo de exercício estimula a estratégia e o senso de organização, habilidades que podem ajudar na hora da prova", garante.

Cursinhos ajudam estudante a se organizar

"Não dá para deixar de viver em ano de vestibular", frisa a coordenadora do 3º ano e pré-vestibular do Darwin, Helô Mannato. Para ajudar os estudantes a reservarem tempo para o lazer, ela e uma psicóloga da escola orientam os alunos a montar uma agenda semanal, que varia de acordo com o conteúdo dado a cada dia.

"Em média, um aluno de pré-vestibular estuda cinco horas por dia fora da escola, mas depois disso é preciso reservar espaço para programas mais leves, como ir ao cinema, bater um papo com o amigos, e os exercícios físicos não ficam de fora", destaca Helô.

Segundo ela, há uma diferença nítida entre alunos que se exercitam e os sedentários dentro da sala de aula. "Vemos que quem se exercita e não fica só estudando tem mais facilidade para assimilar as matérias", destaca.

Além de orientar a agenda, a escola oferece também torneios de esportes entre os alunos para incentivá-los a se mexer. "Quando o aluno conhece seus pontos fracos e fortes, ele pode se planejar melhor, estudar e também aproveitar a vida. E a agenda é sempre flexível, acompanha o que foi dado na aula pela manhã", ensina Helô.

Fonte: Elaine Vieira - A Gazeta

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O COTOVELO E A HIPERTROFIA MUSCULAR!!

Medida da Semana: Mobilidade do cotovelo e a hipertrofia muscular de braços

A hipertrofia dos Bíceps e Tríceps Braquiais sempre foram alvo de palpites sobre a limitação de mobilidade ou não. Em teoria, um grande números de observadores poderiam afirmar que existe uma redução progressiva, inversamente proporcional ao perímetro de braços.

Mas estudos mais apurados deixam isto ainda em dúvida.


Sabe-se que a mobilidade articular do cotovelo muda, conforme os níveis tensionais estruturais apresentados pelos grupos musculares do braço mudam. Mas este índice demonstra-se ser muito particular, variando de maneira diferente para cada indivíduo testado.

Em outra ponta, a sobrecarga do cotovelo, que é típica em diversas modalidades (do tênis ao voleibol) mostra-se também peculiar.

A avaliação do cotovelo pode ser desafiadora devido à complexidade da articulação e da sua localização central na extremidade superior.

Antecipar corretamente umaa lesão requer uma compreensão da anatomia do cotovelo, que inclui três articulações, dois complexos ligamentares, e grupos musculares detendo importantes segmentos nervosos.


Mas como o acompanhamento desta mobilidade é extremamente simples com a Fleximetria, ela fornecerá informações para a tomada de decisão do Profissional.

A história deve ser dirigida para identificar a localização das limitações e as atividades que causam a dor do indivíduo. É importante identificar as estruturas músculo-específicas que estão em risco de super-uso ou abuso ou foram feridas por traumas.

LIMITAÇÃO MECÂNICA assim como sintomas de restrição por períodos contínuos ou itermitentes extensos são indicativos de doença intra-articular.


Ao perceber limitações motoras do cotovelo indique a necessidade de um exame clínico do cotovelo e estruturas relacionadas os únicos que devem confirmar um diagnóstico.

Fonte: Portal da Educação Física

quarta-feira, 28 de abril de 2010

QUIROPRAXIA TRATA SUA DOR!!

Você está com dor? trate-se com quiropraxia

A Quiropraxia no Brasil ainda é pouco conhecida, mas em países como EUA e Canadá é uma técnica muito usada para tratamentos osteomusculares.

O quiropraxista tem por princípio localizar subluxações na coluna espinhal, constituindo desalinhamentos que sofrem as vértebras, associadas com compressão de estruturas do sistema nervoso.


Tais subluxações causam interferência, impedindo uma comunicação apropriada com os órgãos e sistemas periféricos.

Na prática, a técnica visa liberar estruturas do corpo para que o fluxo nervoso seja pleno, lembrando que, no corpo humano, todas as ocorrências interferem no sistema nervoso.


Por isso, quando o canal de informações entre o cérebro e qualquer parte do organismo sofre interferências, surgem as dores e doenças. Com ajustes manuais, tais interferências são removidas, permitindo que o sistema nervoso tenha plena comunicação com o organismo, buscando assim seu estado de equilíbrio.


Artigos científicos comprovam a eficácia dos ajustes quiropráxicos, demonstrando melhora considerável em patologias neuro-musculares. Esses artigos dão base aos princípios da Quiropraxia como ciência, tratando de lombalgias, cefaléias, ciatalgias (problemas relacionados ao nervo ciático), cervicalgias, LER/DORT, tendinites, epicondilite, Síndrome do Túnel do Carpo, hérnia de disco e dores relacionadas a compressões nervosas.


O tratamento com Quiropraxia não visa tratar doenças isoladamente, mas manter o estado de saúde plena. Portanto, este tratamento pode ser considerado uma maneira inteligente de cuidar das dores acima relacionadas. O grande diferencial da Quiropraxia é enfatizar o poder do corpo de se recuperar espontaneamente de lesões ou traumas, sem remédios ou cirurgias.

Buscar a causa do problema é fundamental; assim, é preciso investigar a origem da dor para iniciar o tratamento. Cirurgia só é recomendável em último caso, quando são eliminadas todas as possibilidades de cura pelo método convencional.


A consulta quiropráxica consiste em avaliar o histórico do paciente, discutir o seu problema específico, analisar os exames eventualmente realizados, que ajudam a descobrir problemas estruturais e funcionais.


Em seguida, é realizado o exame quiropráxico, que consiste em palpação e testes de movimentos articulares, para então concluir a avaliação e o plano de atendimento.


Fonte: jornalmexa

segunda-feira, 19 de abril de 2010

OS PRAZERES TAMBÉM SE PODEM EDUCAR!!

Os dez mandamentos da atividade física

1. Estas normas são para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) ³ 25 Kg/m2, ou seja com excesso de peso - pré-obesidade ou já obesos.

2. A Atividade Física ao longo de toda a vida é muito importante para a saúde dos vários órgãos e aparelhos do corpo humano. A sua importância não se limita ao controlo do peso, nem a uma dada fase da vida. Não basta ter feito desporto durante a juventude e nunca é tarde para começar.


3. Atividade Física e alimentação saudável completam-se e não se podem substituir. Atividade Física ou dieta sozinha, sem estarem associadas, estão condenadas ao fracasso á longo prazo em termos de resultados. A Atividade Física potencia os efeitos da correção alimentar.


4. A perda de peso deve ser lenta para ser eficaz, duradoura e segura. Meio a um quilo por semana é uma velocidade média de emagrecimento adaptável à maioria das situações, que pode ir a 2 Kg mensais em casos mais graves.

5. Emagrecer equilibradamente e manter a perda. - Pequenas perdas, na ordem dos 5% a 10% do peso, desde que mantidas, já trazem grandes benefícios à saúde. Nem sempre é necessário ou possível normalizar o peso por completo.

O bom é muitas vezes inimigo do ótimo.


6. A Atividade Física tem de ser freqüente e regular. Esta é a característica mais importante da Atividade Física, sobretudo quando o objetivo é a perda de peso.

Por isso o ideal é cinco dias por semana. Três dias por semana é o mínimo dos mínimos e menos que três não faz sentido.

7. A Atividade Física para emagrecer deve ser ligeira a moderada, mas PROLONGADA. - Começar com meia hora por dia até chegar a cerca de uma hora por dia (ou mais para quem puder e gostar).

O ideal é gastar 2.000 Kcal por semana e nunca menos de 800 a 1000 Kcal. Existem métodos fáceis e rápidos para calcular o dispêndio calórico da marcha.

8. Caminhar rapidamente é a Atividade Física ideal para a maioria das pessoas que necessitam de perder peso, por ser uma Atividade Física que emagrece muito e de baixos riscos.

Toda a Atividade Física é bem vinda, embora as diversas Atividades físicas difiram muito nas calorias que consomem e nos seus riscos.


9. Exercícios de força e de flexibilidade são úteis como complemento da marcha a partir duma certa fase do programa, mas a marcha é o mais importante.


10. A Atividade Física deve ser fonte de prazer e de bem-estar durante a sua prática e no resto do dia. Os prazeres também se podem educar…


Site Médico

domingo, 18 de abril de 2010

ABAIXO O PESO!!


Estudo define quantidade exata de exercício para mulher evitar ganho de peso

Perder peso é difícil, e manter o peso pode ser ainda mais duro. Pesquisadores de Harvard decidiram determinar exatamente a quantidade de atividade física necessária para mulheres de meia-idade evitarem o ganho de peso à medida que elas envelhecem.

Os pesquisadores descobriram que uma hora de atividade moderada por dia --incluindo atividades recreativas, como caminhada rápida, pedalar por lazer, dança de salão e brincar com as crianças-- evitava que as mulheres de peso normal ganhassem mais de 2,26 kg ao longo de um período de 3 anos.

Metade dessa quantidade de tempo em atividades vigorosas, como corrida, jogging ou pedalar rápido, também tem o mesmo efeito.

No entanto, as mulheres que fizeram a mesma quantidade de exercício, mas que eram mais pesadas no começo, não puderam evitar o ganho de peso.

Nem as mulheres de peso normal que fizeram menos que sete horas semanais de atividade moderada, segundo o estudo, publicado na edição de 24 de marco do "The Journal of the American Medical Association".

O ganho médio de peso ao longo do estudo de 15 anos, que acompanhou 34.079 mulheres saudáveis com uma média de 54 anos no início da pesquisa, foi de pouco mais de 2,26kg.

Os pesquisadores não levaram em consideração a alimentação.

"É tão difícil perder peso e manter, então, independente do seu peso, você deve tentar mantê-lo --isso é uma vitória", disse o principal autor do estudo, I-Min Lee, professor associado de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

Fonte: RONI CARYN RABIN

Folha Online do New York Times Twitter

sábado, 17 de abril de 2010

QUERO LHE MASSAGEAR HOJE!!



UM TAPA NA DEMÊNCIA!!


Castanhas, peixe e legumes diminuem risco de Mal de Alzheimer

Dieta rica

Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.

O pesquisador Yian Gu e seus colegas da Universidade Columbia, em Nova Iorque, Estados Unidos, analisaram as dietas de 2.148 adultos em idade de se aposentar vivendo em Nova York.

Durante os quatro anos de duração do estudo, 253 dos adultos do grupo desenvolveram o Mal de Alzheimer.

O que ajuda e o que atrapalha

Quando os pesquisadores estudaram em detalhe as dietas de todos os participantes no estudo, perceberam um padrão.

Adultos cujas dietas incluíam mais frutos oleaginosos, peixe, aves, frutas e verduras e menos laticínios gordurosos, carne vermelha e manteiga apresentaram muito menos chances de sofrer de demência.

Combinação de alimentos

Os pesquisadores acreditam que o segredo esteja nos diferentes níveis de nutrientes específicos que essa combinação de alimentos oferece.

Por exemplo, dietas ricas em ácidos graxos (como Ômega 3), vitamina E e folatos (como o ácido fólico), mas pobres em gorduras saturadas, parecem ser as melhores.

Há muito se suspeita de que nutrientes podem influenciar os riscos de demência. Outra pesquisa já havia demonstrado que a vitamina E prolonga vida de portadores de Alzheimer.

Os folatos reduzem os níveis do aminoácido homocisteína (que foi associado, em estudos anteriores, ao Mal de Alzheimer) na circulação sanguínea.

Da mesma maneira, a vitamina E pode oferecer proteção devido ao seu forte efeito antioxidante.

Por outro lado, ácidos graxos saturados e monoinsaturados podem aumentar os riscos de demência ao encorajar a formação de coágulos no sangue, dizem os pesquisadores.

Conexão entre alimentos e doenças

Comentando o estudo, Rebecca Wood, diretora-executiva do Alzheimers Research Trust, disse: "Entender a conexão entre dieta e os riscos de demência pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como o Mal de Alzheimer em algumas pessoas".

"Adaptar nosso estilo de vida à medida que ficamos mais velhos - fazendo exercícios regularmente, prestando atenção à nossa dieta e mantendo uma vida social ativa - pode reduzir os riscos de demência".

"Mas infelizmente", acrescentou Wood, "não há dieta ou estilo de vida que elimine esses riscos por completo".

Na opinião da especialista, com 35 milhões de pessoas sofrendo de demência no mundo hoje, é importante que as pesquisas sejam direcionadas para a criação de novos tratamentos.

Fonte: Diário da Saúde

NOSSA!! É UM GRANDE PERIGO!!


EUA alertam contra droga proibida que "dissolve" gordura

A FDA (agência americana que regula remédios e alimentos) fez ontem um alerta contra tratamentos que prometem dissolver gordura, mas não têm eficácia comprovada, e notificou uma empresa brasileira que importa e distribui produtos para esse fim nos EUA.

Os procedimentos, chamados de lipodissolução e mesoterapia, usam injeções das drogas fosfotidilcolina (lipostabil) e desoxicolato de sódio (lipoblaste). Ambas são proibidas para uso estético aqui e nos EUA, mas são vendidas ilegamente.

A empresa brasileira notificada tem sede em Fortaleza (CE) e vende as drogas em dois sites em inglês, hospedados no Brasil. A FDA fez um alerta à empresa para impedir a importação e distribuição dos produtos nos EUA e afirmou que vai fazer uma notificação às autoridades brasileiras reguladoras.

Mesmo sem ter recebido o comunicado oficial da FDA, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) disse que, como o site tem domínio brasileiro, vai fazer uma autuação à empresa para que ela retire a propaganda e a venda das substâncias, já que o produto não cumpre as exigências sanitárias.

A fosfotidilcolina era, originalmente, usada para tratamento de embolia gordurosa, mas, segundo a Anvisa, não há informações sobre a segurança do produto na dissolução de gorduras localizadas e, por isso, o uso e a fabricação foram proibidos em 2003.

Já o desoxicolato de sódio, que age da mesma forma, pode ser encontrado na composição de alguns remédios, mas não tem autorização para uso estético, de acordo com a agência.

"A ação era a mesma, mas ele provocava mais reações, como dor e inchaço", diz a dermatologista Andréia Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Venda ilegal

Apesar da proibição da venda das substâncias, a Folha encontrou clínicas em São Paulo e no Rio que confirmaram oferecer tratamento com o desoxicolato de sódio. A reportagem também encontrou ao menos quatro comunidades do Orkut que vendem os medicamentos. A Anvisa disse que fará uma análise desse comércio e poderá autuar clínicas e farmácias de manipulação. A multa varia entre R$ 2.000 e R$ 1,5 milhão.

Fonte: Folha Online