domingo, 1 de fevereiro de 2009

SAÚDE COM LUZ E COR


Um dos recursos utilizados na aplicação da minha das minhas massagens é a cromoterapia, pois o efeito energético das cores é muito útil para ajudar a equilibrar o nosso físico e emocional, mas para uma melhor compreensão do porque utilizo, falarei um pouco sobre a terapia das cores.

Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.


O nosso mundo material é constituído de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a luz do Sol (ou artificial), ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz transmitindo que são interpretadas por nosso cérebro.
A aplicação terapêutica das cores já era utilizada há muito tempo pelos antigos egípcios que possuíam uma perfeita psicologia das cores. Conheciam a natureza e formação delas em seus templos, neles preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia.

Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostos nas sete cores do espectro. Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.

Esses conceitos eram conhecidos desde os tempos mais remotos. Em todas as culturas, observa-se o estudo das cores e podemos encontrá-lo associado à diversas práticas esotéricas, como o Feng Shui, Cristrais, Astrologia, etc.


As cores podem ser utilizadas em diversas áreas, com resultados espantosos. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiatras, o mundo da moda, marketing, etc. Isto por que as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como: sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.


De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos: Estimulantes: Vermelho, amarelo e laranja. Calmantes: Indigo, Azul (tons claros) e violeta. Equilibrante: Verde.

O USO TERAPÊUTICO DAS CORES

Vermelho aumenta a energia vital

Rosa ativa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue


Laranja proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas


Amarelo desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele
Amarelo forte fortifica o corpo e age em tecidos internos Verde aumenta a capacidade física e mental

Verde forte anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador


Azul acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Azul forte lubrifica as juntas e articulações


Rosa forte age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue


Índigo anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas


Violeta sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações


Dourado concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.

Prateado concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.

Branco soma de todas as cores - representa inocência, pureza e paz

Preta ausência de cor - apesar de ajudar a esconder gordurinhas indesejáveis absorve a negatividade do ambiente e representa luto, tristeza e mistério.

Na vida tudo tem um sentido e para que seja bem compreendido é necessário que tenhamos uma sensibilidade para entender melhor o que nos cerca, por isso me procure e vida melhor de forma mais feliz e em harmonia com o universo. Estou lhe aguardando.